3 de jan. de 2013

Carta para Paulo Coelho



Costumo pensar que Paulo Coelho “é o cara dos meios, o meio que é mais importante que o início, mais importante que o fim.” Ainda não consegui ler todos os livros dele, mas isso é uma meta que levarei para a minha vida – e que em breve se realizará. Paulo Coelho entrou na minha vida muito, mas muito cedo. Eu tinha quatro ou cinco anos. Acho que ainda nem sabia ler perfeitamente, mas lembro das capas dos livros; a que lembro com mais nitidez é a capa de A bruxa de Portobello. Quando este livro foi lançado, eu já deveria ter 8 anos, mas ainda era nova demais para ele.

Há menos de um mês eu li pela primeira vez um livro de Paulo Coelho. Li O Zahir. E senti que ele, inconscientemente, escrevera este livro para mim – que também tive um zahir, que não foi O amor, mas foi um zahir. Acho que não conseguiria resenhar um livro dele, pode até ser que um dia consiga. Mas não será agora.

Desejo conhecê-lo, abraçá-lo e, por fim, dizer “obrigada!”. Disse isso há poucos dias, ou melhor, escrevi. Mandei um tweet para ele, com uma simples palavra: Obrigada. Não há muito o que escrever, é um simples agradecimento que diz muito.

Agradeço a ele por ser simples, e ao mesmo tempo, explicar tanto. Paulo Coelho é um homem que não complica, que fala de tabus. Contou a história de uma prostituta, que li agora, com catorze anos. Fui olhada com um pouco de receio por uma amiga e por uma professora. Talvez pensassem: “Lendo isso com tão pouca idade.” Eu pensei: “Leio, e com uma idade mental maior que a de vocês.”

Outra amiga gostou do que falei, leu alguns trechos do livro e o levou para casa. Fico feliz quando alguém gosta dos livros dele; quando vejo alguém com os olhos brilhando por causa da sensação quase inexplicável que é ler um livro dele.

Gosto da sensação quase inexplicável da mistura de Deus, com as energias e com a natureza. E ainda, da alma humana em tudo isso.

Paulo Coelho, mais uma vez, obrigada.

9 comentários:

  1. Adorei sua carta. Estava dando uma vista nos tweets e descobri.
    Obrigado e excelente 2013

    ResponderExcluir
  2. Gleanne, eu já li quase todos os livros do paulo coelho e adorei todos.E logico que tem sempre aquele que passamos agostar mais, parabéns pela carta, se pudê leia veronica decide morrer muito bom. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem como não amar... Obrigada e lerei sim, o mais rápido que puder.
      Beijo!

      Excluir
  3. *-------------------*
    Cara, fico feliz por você ter gostado tanto de um livro que me marcou tanto. ♥

    ResponderExcluir
  4. Olha a honra d ter uma a resposta do ilustríssimo!

    ResponderExcluir
  5. Todos os livros são magníficos, mas Verônica decide morrer me marcou muito. Feliz 2013 a todos.

    ResponderExcluir

Já que gostou, comenta! É isso que me faz feliz. ;)